Colégio Dinâmica

1º Roda de Conversa

  • 1º Roda de Conversa

    • 5 de abril de 2022
    • Por : COLÉGIO DINÂMICA

    A importância da rotina no desenvolvimento da criança

    “A rotina diária é para as crianças o que as paredes são para uma casa: lhes dá limites e dimensão para a vida.”

    Educador e psiquiatra norte-americano Rudolf Dreikurs

    Quando falamos em rotina, automaticamente nos vem à mente de que é algo monótono, fazer sempre tudo igual e do mesmo jeito.

    Contudo, precisamos refletir sobre esse pensamento, pois não debatemos esse assunto com esse intuito. A intenção aqui é que a rotina seja uma grande aliada na organização de um projeto de vida.

    No sentido mais amplo da palavra, rotina é algo primordial para quem deseja planejar e alcançar grandes objetivos na vida. Pois quanto mais organizada é a rotina, maior é a liberdade de tempo do indivíduo.

    Questões simples e fundamentais da vida, como cumprir horário de trabalho, horário para dormir, para fazer as refeições, são tarefas que fazem parte da nossa rotina. Apesar disso, mesmo tendo uma rotina para seguir, devemos nos atentar para não nos acostumarmos demais com ela, pois por estarmos no “automático” nas tarefas do dia a dia, deixamos de estimular nosso cérebro, não desenvolvendo o potencial cognitivo que ele tem.

    A rotina faz sentido em todas as fases da nossa vida e é ainda mais fundamental para os nossos filhos. A rotina exerce forte influência no desenvolvimento infantil. Entre outros fatores, ela ensina a criança a conviver com a realidade familiar, além de contribuir para o fortalecimento da autonomia.

    A rotina traz segurança e conforto, e é essencial para a saúde.

    É comprovado que o cérebro humano tem plasticidade suficiente para possibilitar o aprendizado até o fim da vida. Porém, após a 1ª infância, o ritmo de apreensão diminui muito. E é por essa razão que falamos tanto que os primeiros anos de vida de uma criança é extremamente importante para o seu desenvolvimento.

    Criar, mediar e orientar nossos filhos a ter rotina, é na verdade, oferecer a eles um espaço seguro, organizado e saudável. Essa organização para a vida diária, ajuda a evitar momentos de correria ou até mesmo de estresses. Mesmo assim, vale a pena lembrar que os imprevistos acontecem e que tudo que envolve criança precisa ser feito com mais calma e paciência possível.

    Os benefícios que essa organização traz ao adquirir o hábito de seguir rotina, estabiliza e proporciona um estado de tranquilidade para a criança, pois desenvolve a sua consciência de saber que é capaz.

    Isso ocorre desde o nascimento do bebê, pois eles não conhecem o mundo aos seu redor. Seus primeiros meses de vida são uma descoberta total do ambiente. Para eles, a rotina se faz extremamente necessária, organizar um ambiente estável de horários para todas as atividades do dia, que se repetem até que a criança interiorize as habilidades para realizá-las de forma segura e autônoma.

    Segundo Rudolf, “uma forma coerente de evitar futuros problemas de comportamento nos jovens é rodear as crianças de um mundo seguro que as permitam explorar a simples inquietude do descobrimento. Assim, elas serão capazes de conhecer e desenvolver suas habilidades, graças à estabilidade que os hábitos e a vida transmitem.”

    COMO CRIAR ROTINA EM CASA?

    Ao criar a rotina dos filhos, estamos contribuindo para a formação da personalidade deles. Também é possível oferecer regularidade, perseverança e resiliência, principalmente nos jovens, pois será um grande aliado no seu desenvolvimento até a idade adulta. Com isso eles conseguirão prever o que acontecerá e assim, não gerará desconforto, ou aquela sensação de ansiedade (um dos males que é predominante na vida da maioria das pessoas no atual momento).

    Outro fator importantíssimo é entender que cada um tem uma particularidade diferente. Se temos mais de 1 filho (a), o cuidado precisa ser redobrado. A flexibilidade de sair do combinado ou “quebrar” a rotina porque surgiu uma festa de aniversário do amiguinho no meio da semana por exemplo, é extremamente saudável.

    Vejam algumas sugestões de pontos importantes para se criar uma rotina:

    Sono – Nossos filhos têm um tempo de sono adequado para cada fase da vida, que corresponde ao seu crescimento. Ele também é importante por questões hormonais. Além disso, as crianças que dormem menos tempo do que o aconselhado, ficam mais cansadas durante o dia, o que prejudica o seu aprendizado ou até mesmo a disposição para as brincadeiras.

    Como colocar em prática a organização dessa rotina:

    Promover um horário regular de deitar a criança todos os dias mantendo essa regularidade aos fins-de-semana, com uma diferença máxima de 30 minutos.

    Ter uma rotina de deitar estabelecida com um ritual que precede a ida para a cama sempre idêntico (vestir o pijama; escovar os dentes; contar história, etc).

    Deitar a criança ainda acordada permitindo o uso de objeto de transição como uma fralda, chucha ou boneco.

    Evitar adormecer em local que não a própria cama.

    Evitar atividade estimulante antes de adormecer como exercício físico.

    Não permitir a utilização de eletrônicos antes de adormecer.

    Refeições – A importância de organizar dentro das possibilidades pelo menos uma refeição em família, pois fortalece os vínculos afetivos e incentiva a alimentação saudável, além de proporcionar um momento de troca de ideias e conversas.

    Higiene – Desde pequeno a orientação e incentivo se faz necessário para que quando maiores eles consigam ter autonomia para executar.

    Tempo livre – Eles precisam ter hora livre para brincar, assistir tv, jogar vídeo game ou até mesmo ficar sem fazer nada. Essa é uma forma benéfica de atender às demandas das crianças, ou até mesmo de aprenderem a lidar com a sensação do tédio.

    Estudo diário – O estudo diário é muito importante para o estudante, pois os conteúdos trabalhados em sala de aula precisam ser retomados em casa, assim como a lição feita com dedicação, é essencial para que a aprendizagem de fato aconteça. Podemos inserir essa rotina começando com a tarefa de casa, para que a criança identifique que há um momento para se dedicar à essa atividade, e aos poucos quando forem crescendo, incentivar e orientar esse novo formato pensando na qualidade que esse aluno vai ter no que diz respeito ao estudo antecipado e não na véspera da atividade avaliativa.

    Preparação para escola – A criança pode fazer parte dessa organização da mochila e lancheira, a sua participação reflete também nas questões de responsabilidade.

    Uma sugestão é montar a rotina por semana, ou quinzena, assim estaremos sempre revendo o que deu certo e o que precisa ajustar. Esse momento é uma forma de conversar, fazendo com que a criança participe e perceba a importância de seguir o que está no papel. Dessa forma, estaremos mais uma vez proporcionando oportunidades para que se tornem adultos críticos, responsáveis e confiantes.

    Para quem vai iniciar a rotina, a dica é que comece pelas coisas simples e de fácil cumprimento, pois assim a criança vai aos poucos percebendo que ela é capaz de executar as tarefas. Não se esqueçam que o exemplo dos adultos é fundamental para que as crianças tenham como referência nesse processo, até que tudo seja feito com naturalidade.

    Não existe uma fórmula única ou uma rotina ideal que deve ser seguida igualmente em todas as casas. O que vale pensar é sobre o quanto as crianças são sensíveis e abertas aos estímulos sensoriais e externos. Cada família deve estabelecer uma rotina que respeite a personalidade da criança em diversas situações, além de encaixar também as demandas da família.

    Denise Siqueira
    Instagram: denisefsiqueira
    Facebook: denisesiqueira
    Youtube: Denise Siqueira

    Parceiros:
    @gilealfoto
    @karinenalessofono
    @michellemarinpsicologa
    @paparicaoficial
    @patriciabraga.psicopedagoga
    @starbuffetpiracicaba

Recentes

Curta!

Colégio Dinâmica

Rua Baronesa Dona Rita,
245 / 266 / 258
Nova América - Piracicaba

(19) 3411-2276