Você está “por perto” do seu filho?

• Você está “por perto” do seu filho?

• 4 de novembro de 2021

Falar de criança é algo que me deixa confortável, pois além de tê-los em minha vida como mãe, escolhi uma profissão que me proporciona estar perto delas o tempo todo.

Cuidar das nossas crianças traz lembranças da nossa própria infância, tempo em que as coisas mais simples se tornavam momentos de alegria. Era possível brincar na rua, tomar banho de chuva, soltar pipa e muitas outras coisas doces que nos deixam feliz só de lembrar.

Quando nos tornamos pais, passamos a ter um novo olhar para a infância, e tentamos oferecer a eles uma infância baseada no amor, na felicidade e na leveza dos momentos, sem esquecer a segurança dos nossos pequenos.

É nosso dever cuidar de todo o desenvolvimento dos nossos filhos, dar oportunidade de crescimento saudável, bom estudo, alimentação adequada, enfim, isso vocês já sabem e praticam!

Agora vamos pensar, como estamos cuidando da saúde mental deles?

Dar atenção a esse assunto, buscar sempre participar do dia a dia, estar “por perto” e saber o que eles assistem, o que eles tem acessado na internet, o que eles estão sentindo, é o ponto de partida para esse cuidado.

A facilidade ao acesso de conteúdos inadequados é muito grande e pode causar muitos danos à saúde mental quando não se têm a supervisão de um adulto, respeitar a classificação indicativa da faixa etária dos vídeos, séries e filmes, contribui para que eles não tenham acesso a esses conteúdos inapropriados.

A pandemia fortaleceu o uso excessivo das telas, isso é fato, porém, vamos a partir de agora ajustar a rotina, oferecer o esporte como um grande aliado nesse processo de retirada das telas, proporcionando pequenos momentos em família, mas que com certeza serão guardados na memória com muito valor, além de buscar práticas que canalizem a liberação dos hormônios da felicidade, que atuam no controle de movimentos, aprendizado, cognição e memória.

O retorno da rotina escolar contribui também para que nossas crianças e adolescentes voltem a se relacionar, se socializar e com isso colocar em prática a resolução de conflitos e todas as questões que envolvem o crescimento saudável dessa fase tão linda e tão intensa.

Conte sempre conosco nessa jornada de educação!

Denise Siqueira
    Pedagoga e Pós graduada em Neuroeducação