Colégio e Família como rede de apoio

• Colégio e Família como rede de apoio

• 10 de setembro de 2021

Se nós adultos, somos o resultado daquilo que aconteceu conosco quando tínhamos de 0 a 3 anos, por que não pensamos em como vamos agir com os nossos filhos nessa fase tão importante?

Partindo do Provérbio Africano, “É preciso uma aldeia para se educar uma criança”, se faz necessário pensar em criar e compartilhar de uma rede de apoio com informações úteis e de confiança para nutrir a si próprio, enquanto desempenha da melhor forma suas tarefas de educuidador da criança, respeitando aquilo que temos como conhecimento natural quando nos tornamos pais.

Pensar nessa fase, é buscar com que ela aconteça com maior tranquilidade e respeito possível, impactando positivamente nas fases posteriores. E estar aberto a essa troca com seus pares, possibilita refletir e oferecer um amadurecimento saudável das crianças.

A escola é vista também como uma rede de apoio, pois os profissionais que nela atuam acolhem as famílias nas suas particularidades.

Além dos espaços serem apropriados para o crescimento das crianças, tudo que se constrói lá dentro é elaborado pensando em fomentar as crianças com princípios que serão levados para a vida toda. Por isso falamos tanto das competências socioemocionais. Uma criança que vivencia e desenvolve essas competências, será uma criança capaz de praticar as melhores atitudes e desenvolver habilidades, gerenciando suas emoções e demonstrando empatia nas relações.
    Vamos juntos, escola e família, educar nossas crianças com muito carinho e cuidado desde a primeira infância.

Denise Siqueira
    Diretora do Colégio Dinâmica