A importância das aulas on-line na Educação Infantil

• A importância das aulas on-line na Educação Infantil

• 16 de julho de 2020

Começo esta conversa trazendo uma realidade de muitas famílias:

– “Meu filho não se concentra na frente do computador para fazer as aulas.”

– “Ele chora e só bagunça!”

– “Ele se distrai com o computador e quer ver outras coisas.”

Sim! É tudo verdade!

Essa “nova realidade” não trouxe manual e nem nos deu tempo para digerirmos tudo isso. Na maioria das casas, além dos afazeres domésticos, temos famílias em home office e filhos pequenos com aulas on-line. E aí vem a pergunta: – É mesmo necessário meu filho(a), que ainda está na Educação Infantil, participar de aulas on-line? A resposta é: Sim! Não é fácil, mas é importantíssimo.

Em meio ao isolamento, as crianças foram tiradas abruptamente do seu convívio social em parques, escola, amigos e de parentes e avós. As aulas on-line, além de cumprirem o seu papel principal, que é trazer conteúdo e aprendizado aos pequenos, os mantém próximos de pessoas importantes e que faziam parte do seu dia a dia em um ambiente onde a criança é livre para se expressar, através de brincadeiras, atividades, conflitos e muito crescimento.

Sim, sabemos que as aulas on-line ainda estão longe de suprir tudo o que acontece dentro do ambiente escolar, porém, são elas que ajudam a atenuar a saudade dos amigos, dos professores e de todo aquele encantamento que acontece dentro de uma sala de aula.

Ainda não sabemos os impactos que todo esse momento irá causar na vida das crianças, por isso, nossa tarefa hoje, é tentar ao máximo minimizar esses possíveis impactos.

Por isso, sempre que surgir uma dúvida quanto a participar ou não das aulas on-line, façam-se uma pergunta: Do que eu, adulto, mais sinto falta da vida de antes do isolamento? Talvez, a resposta das crianças seja a escola e seus amigos, e somente através da telinha do computador (por enquanto), é que conseguimos suprir essa falta.

Estamos juntos, na esperança de que tudo isso vai passar e essa saudade irá embora assim que estivermos de novo na nossa escola, a qual só existe de fato, quando estamos lá dentro, aprendendo, brincando e trocando conhecimentos e aprendizados.

Um grande abraço,

Natalia Priulli