Colégio Dinâmica

Nós e Nossos Filhos

  • Nós e Nossos Filhos

    • 18 de março de 2019
    • Por : COLÉGIO DINÂMICA

    Artigo escrito pelo psiquiatra Dr. Luis Rojas Marcos

    Há uma tragédia silenciosa que está se desenvolvendo hoje em nossas casas e diz respeito às nossas jóias mais preciosas: nossos filhos. Nossos filhos estão em um estado emocional devastador! Nos últimos 15 anos, os pesquisadores nos deram estatísticas cada vez mais alarmantes sobre um aumento agudo e constante da doença mental da infância que agora está atingindo proporções epidêmicas:

    As estatísticas :
    • 1 em cada 5 crianças tem problemas de saúde mental
    • Um aumento de 43% no TDAH foi observado
    • Um aumento de 37% na depressão adolescente foi observado
    • Um aumento de 200% na taxa de suicídio foi observado em crianças de 10 a 14 anos

    O que está acontecendo e o que estamos fazendo de errado?
    As crianças de hoje estão sendo estimuladas e superdimensionadas com objetos materiais, mas são privadas dos conceitos básicos de uma infância saudável, tais como:
    • Pais emocionalmente disponíveis
    • Limites claramente definidos
    • Responsabilidades
    • Nutrição equilibrada e sono adequado
    • Movimento em geral, mas especialmente ao ar livre
    • Jogo criativo, interação social, oportunidades de jogo não estruturadas e espaços para o tédio

    Em contraste, nos últimos anos as crianças foram preenchidas com:
    • Pais digitalmente distraídos
    • Pais indulgentes e permissivos que deixam que as crianças “governarem o mundo” e sem quem estabeleça as regras
    • Um sentido de direito, de obter tudo sem merecê-lo ou ser responsável por obtê-lo
    • sono inadequado e nutrição desequilibrada
    • Um estilo de vida sedentário
    • Estimulação sem fim, armas tecnológicas, gratificação instantânea e ausência de momentos chatos

    O que fazer?
    Se queremos que nossos filhos sejam indivíduos felizes e saudáveis, temos que acordar e voltar ao básico. Ainda é possível! Muitas famílias vêem melhorias imediatas após semanas de implementar as seguintes recomendações:
    • Defina limites e lembre-se de que você é o capitão do navio. Seus filhos se sentirão mais seguros sabendo que você está no controle do leme.
    • Oferecer às crianças um estilo de vida equilibrado, cheio do que as crianças PRECISAM, não apenas o que QUEREM. Não tenha medo de dizer “não” aos seus filhos se o que eles querem não é o que eles precisam.
    • Fornecer alimentos nutritivos e limitar a comida lixo.
    • Passe pelo menos uma hora por dia ao ar livre fazendo atividades como: ciclismo, caminhadas, pesca, observação de aves / insetos
    • Desfrute de um jantar familiar diário sem smartphones ou tecnologia para distraí-lo.
    • Jogue jogos de tabuleiro como uma família ou se as crianças são muito jovens para os jogos de tabuleiro, deixe-se guiar pelos seus interesses e permita que sejam eles que mandem no jogo.
    • Envolva seus filhos em trabalhos de casa ou tarefas de acordo com sua idade (dobrar a roupa, arrumar brinquedos, dependurar roupas, colocar a mesa, alimentação do cachorro, etc.)
    • Implementar uma rotina de sono consistente para garantir que seu filho durma o suficiente. Os horários serão ainda mais importantes para crianças em idade escolar.
    • Ensinar responsabilidade e independência. Não os proteja excessivamente contra qualquer frustração ou erro. Errar erros os ajudará a desenvolver a resiliência e a aprender a superar os desafios da vida,
    • Não carregue a mochila dos seus filhos, não lhes leve a tarefa que esqueceram, não descasque as bananas ou descasque as laranjas se puderem fazê-lo por conta própria (4-5 anos). Em vez de dar-lhes o peixe, ensine-os a pescar.
    • Ensine-os a esperar e atrasar a gratificação.
    • Fornecer oportunidades para o “tédio”, uma vez que o tédio é o momento em que a criatividade desperta. Não se sinta responsável por sempre manter as crianças entretidas.
    • Não use a tecnologia como uma cura para o tédio, ou ofereça-a no primeiro segundo de inatividade.
    • Evite usar tecnologia durante as refeições, em carros, restaurantes, shopping centers. Use esses momentos como oportunidades para socializar e treinar cérebros para saber como funcionar quando no modo: “tédio”
    • Ajude-os a criar uma “garrafa de tédio” com idéias de atividade para quando estão entediadas.
    • Estar emocionalmente disponível para se conectar com crianças e ensinar-lhes auto-regulação e habilidades sociais:
    • Desligue os telefones à noite quando as crianças têm que ir para a cama para evitar a distração digital.
    • Torne-se um regulador ou treinador emocional de seus filhos. Ensine-os a reconhecer e gerenciar suas próprias frustrações e raiva.
    • Ensine-os a dizer olá, a se revezar, a compartilhar sem se esgotar de nada, a agradecer e agradecer, reconhecer o erro e pedir desculpas (não forçar), ser um modelo de todos esses valores.
    • Conecte-se emocionalmente – sorria, abrace, beije, faça cócegas, leia, dançar, pular, brincar ou rastejar com elas.

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