Psicólogo Escolar: Para que serve e como atua

• Psicólogo Escolar: Para que serve e como atua

• 26 de setembro de 2017

A maioria das pessoas ainda acredita que a Psicologia está ligada apenas aos casos de doenças da mente, desconhecendo que o seu maior objetivo é justamente promover a saúde mental. Esta tem sido a linha de atuação da Psicóloga Michele Marin, 38, que atua junto ao Colégio desde 2013. Formada pela PUC de Campinas, ela realiza um trabalho preventivo dentro da comunidade escolar, trabalho este que, na sua opinião, tem inclusive melhorado o desempenho dos alunos no processo de ensino/aprendizagem. Confira:

No que consiste o trabalho de uma psicóloga escolar?

Meu trabalho junto ao colégio consiste em desenvolver as seguintes ações preventivas;
    com o corpo docente sobre temas pertinentes que merecem atenção na escola; evidenciando a relação professor e aluno e o processo de ensino-aprendizagem; realização de trabalho com alunos, familiares e equipe, baseado em uma perspectiva de que todos somos agentes de mudanças; trabalho de orientação profissional e emocional junto à equipe ; acompanhamento emocional, social e psicopedagógico dos alunos.

Quais critérios são utilizados para identificar alunos com dificuldades emocionais e escolares?

Somos uma equipe multiprofissional e as principais demandas se dão através da observação deste grupo. Professores e funcionários estão sempre atentos ao que se passa com nossos alunos e, ao notarem algo que chame a atenção, solicitam uma observação mais detalhada.

Que medidas são tomadas quando estes casos são identificados?

O primeiro contato sempre acontece com os responsáveis pelo aluno para que juntos, possamos entender o que está acontecendo e a melhor maneira de ajudar. Após este contato, partimos para a chamada observação escolar e identificamos se há necessidade do aluno ser submetido a avaliação psicológica. Em caso afirmativo, isso se dá no consultório de psicologia. Após a avaliação que dura em torno de 4 semanas formamos uma hipótese diagnóstica. Após isso fazemos a devolutivas com os pais e se necessário o encaminhamento. Dependendo do caso levamos também a devolutiva aos professores e equipe da escola para que sejamos uma rede de apoio que facilite a superação das dificuldades.

O seu acompanhamento profissional é exclusivo aos alunos ou também pode ser extensivo na orientação de pais e professores?

Sim, é extensivo à todos. Através da orientação dos profissionais na escola em relação as demandas profissionais, psicopedagógicas e emocionais. Através da orientação de pais diante de suas próprias demandas na escola ou no consultório e através das palestras e rodas de conversa proporcionadas pela escola.

Você diria que seu trabalho pode influenciar na melhoria e no desempenho dos alunos?

Sim, acredito que o psicólogo escolar é um agente de mudanças dentro da instituição- escola, onde funciona como um elemento catalizador de reflexão, um conscientizador dos papeis representados pelos vários grupos que compõem a instituição.