Bilíngue: O Inglês é a língua do entretenimento, negócios e viagens

• Bilíngue: O Inglês é a língua do entretenimento, negócios e viagens

• 26 de setembro de 2017

O Colégio Dinâmica oferece o Programa Bilíngue como atividade extraclasse desde 2015, destinado a crianças do Mini Maternal até o Fundamental II (faixa etária de 2 aos 12 anos). A responsabilidade paira sobre as professoras Isabel C. Lozano Pereira, Maria Carolina S. Farbiauz, Ana Raquel Soares Colete e Enloise Benvenutto Trevisan. Nesta edição a professora Isabel fala sobre o método de ensino adotado e a importância das crianças dominarem uma língua estrangeira.

Qual é a diferença entre o ensino do curso bilíngue e o curso de inglês?

Primeiramente, a quantidade de horas a mais em que o aluno tem contato com o idioma. No caso, todos os dias da semana. Segundo, a intensidade, pois, no curso bilíngue as crianças interagem em língua inglesa praticamente durante todo o período da aula

Quais são os métodos utilizados para ensinar o Inglês no bilíngue?

O Colégio adota o sistema bilíngue 2Ways e o método Super Minds (versão americana) da editora Cambridge. Ambos métodos interativos e lúdicos com objetivo de proporcionar uma aprendizagem natural e prazerosa. O método Super Minds também dispõe de uma plataforma digital na qual os alunos praticam o idioma através de exercícios e histórias.

O programa bilíngue também trabalha com atividades que promovem a imersão cultural. Tais como datas festivas, culinária, cinema, etc. Isso faz grande diferença na experimentação e assimilação cultural dos alunos.

A maneira lúdica tem se mostrado mais eficiente que o método de ensino tradicional quando se trata de ensinar um novo idioma?

Com certeza! Jogos e brincadeiras potencializam o desenvolvimento cognitivo favorecendo o processo de aprendizagem. O conteúdo deixa de ser uma mera informação e se transforma em vivência adquirida. Desta forma, o aluno internaliza esse conteúdo. Forma-se então o ciclo Motivação – Aprendizado – Desempenho Satisfatório.

Porque as crianças têm mais facilidade que os adultos para aprender um novo idioma?

Existem vários fatores: biológicos, cognitivos, psicológicos e afetivos. As crianças, por terem esses fatores em pleno processo de formação, são favorecidas não só pela capacidade de absorção como também de estruturação do idioma no cérebro.

Qual é a importância, num mundo globalizado, das crianças dominarem uma língua estrangeira?

O inglês é a língua do entretenimento, dos negócios, das viagens, do mundo acadêmico, enfim, a língua hoje da comunicação com o mundo. Quanto antes o indivíduo se familiarizar com este idioma, maior será sua capacidade e habilidade de comunicação.